Reeducação Postural Global

rpg11

A Reeducação Postural Global, ou RPG, foi criada na França, pelo fisioterapeuta Phillipe Souchard. A técnica considera sistemas musculares e esqueléticos como um todo e procura tratar de forma individualizada, músculos que são de estruturas diferentes (músculos dinâmicos e estáticos). A musculatura posterior ou estática está sempre contraída para a manutenção da postura e pronta para entrar em acção. Já os músculos dinâmicos que são responsáveis pelo movimento activo entram em estado de relaxamento quando não estão a ser utilizados. Os músculos estáticos em estado patológico retraem-se ou encurtam-se, manifestando-se pelo aparecimento dos desvios posturais. Os desvios posturais podem ter inúmeras causas, tais como: maus hábitos posturais ou profissionais, alterações congénitas ou adquiridas, factores emocionais; mas seja qual for a causa, o desvio será fixado pela retracção das estruturas relacionadas aos músculos estáticos, que são agrupados num conjunto normalmente chamado de cadeias musculares. Podemos pensar no nosso corpo como um quebra-cabeças, em que, se uma peça está fora do lugar, todo o conjunto se desequilibra. Assim, quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e algumas peças acabam se contrair.

Tratamento

O tratamento com RPG é realizado através de posturas estáticas, com o objectivo de actuar neste conjunto de cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados, enquanto que os dinâmicos devem ser contraídos. Partindo da consequência até a causa do problema, procurando reencontrar a boa morfologia corporal e solucionando os problemas relacionados a esta.

 

Problemas que podem ser tratados com a RPG

Escolioses; Hiperlordose; Hipercifose; Hérnia discal; Torcicolo; Lombalgias; Cervicalgias; Artroses; Bursites e Tendinites; Asma e Bronquites; Joelho Varo e Valgo; Pé Plano e Cavo; Dores Musculares; Stress; Enxaquecas;

Síndrome de Desarmonia Corporal (http://www.sbrpg.com.br/video_01.asp)

Entre muitos outros.

 

Mais informações:

– A Reeducação Postural Global ao serviço do Desporto (http://www.rpg.org.ar/deporte.htm)

– Casos clínicos tratados com R.P.G. (http://www.rpg.org.ar/casos.html)

– Evidência da prática de R.P.G. (http://www.rpg.org.ar/evidencia.pdf)

1 Comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s