Regresso às aulas e a coluna vertebral

criança dorNesta época que se avizinha, na qual a preocupação está em preparar as crianças e jovens para o ano lectivo que se avizinha. Na idade do maior desenvolvimento, os pais e restantes educadores devem analisar cuidadosamente a saúde postural que os alunos adoptam, quer durante o estudo, quer no trajecto casa-escola.

Podemos alertar para alguns factores essenciais para o crescimento saudável dos seus filhos:

– O peso da mochila não deverá ser superior a 10% do peso da criança. Escolha um formato com abas largas e reguláveis, sempre de forma a não ficar demasiado baixa relativamente ao tronco. Não esqueça de incentivar o transporte da mochila com o peso em ambos os ombros ou, caso se trate de um trolley, este deverá ser empurrado com ambos os membros superiores, evitando assimetrias.

– A secretária de estudo deve estar adequada em altura, assim como a cadeira, permitindo o apoio da região lombar, com as ancas e joelhos flectidos a 90º, apoio dos pés no solo sem cruzar as pernas e com os livros e o computador localizados centralmente, para evitar posturas erradas (ex.: rotações do tronco, flexão da coluna vertebral).

– Evite que o seu filho leia deitado ou noutra posição que não a referida acima. Sempre que a posição seja mantida por períodos de tempo longos, desenvolvem-se alterações microestruturais a nível da coluna que são a causa de patologias conhecidas e dolorosas, como as hérnias discais, as luxações vertebrais e as dores raquidianas.

A coluna vertebral é sensível aos estímulos dados em todas as fases da vida. Caso considere que o seu filho não segue estas indicações, por mais que as repita, consulte a LisboaPhysio para avaliar a condição postural e determinar a necessidade de realizar tratamentos de Reeducação Postural Global EM TEMPO ÚTIL, ou seja, durante o período de crescimento.

Não basta incentivar a natação, como é proposto pela  maioria dos médicos, uma vez que essa actividade se destina à manutenção dos resultados que devem ser obtidos primeiro em gabinete, sendo que não é possível corrigir os problemas já existentes de outra forma .

Os hábitos adquiridos na infância transporta-se para a idade adulta e são a primeira causa para os problemas de coluna vertebral, desequilíbrios musculares, dores em repouso e em actividade e ainda para os problemas de inestética que um corpo desalinhado (ex: escolioses, hipercifoses, hiperlordoses , rectificações) provocam.

Não espere que o seu filho se queixe com dores: nas crianças, a dor é o último dos sinais de problema postural!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s