Shiatsu em Lisboa

O significado da palavra shiatsu é “pressão  como os dedos”, esta técnica é de origem japonesa e baseia-se na pressão não apenas dos dedos mas também dos cotovelos, joelhos e mãos sobre os pontos da acupuntura para trazer de volta o equilíbrio da energia do organismo.

Os praticantes do shiatsu acreditam numa força vital chamada ki que circular por todo organismo através de meridianos interligados entre si por todo o corpo.

Cada meridiano está ligado a um órgão ou função dentro do organismo por onde circula o ki, sendo que cada ki pode ser conectado em certos pontos chamados “pontos de acupuntura” ou como é conhecido em japonês “tsubos”.

Todos nós estamos enquadrados na categoria de pessoas “meio saudáveis”, já que nem sempre nossas energias estão totalmente equilibradas, daí a utilização do shiatsu como técnica preventiva que vem ajudar o organismo a buscar este equilíbrio através do fluxo da ki dentro dos meridianos.

O shiatsu tem como objetivo tratar a causa do problema e não apenas o problema em si. Como muitas vezes as causas são complexas e uma avaliação da situação física e psicológica do paciente demanda muita experiência e familiarização com o paciente, o ideal é que a técnica do shiatsu seja aplicada ao corpo todo.

Como foi explicado, toda doença é causada pelo excesso ou deficiência da ki.

Mas como sabemos se o organismo está com excesso ou deficiência da ki, já que não é nada visível?
Bom, com o passar do tempo o profissional aprende a sentir o excesso ou deficiência da ki no organismo do paciente através do contato com as diferentes partes do corpo. Portanto, o que conta é a experiência da pessoa que está aplicando a técnica.

É importante que a pessoa que aplica a técnica do shiatsu esteja vestido confortavelmente com roupas largas e leves assim como o paciente. 

Anúncios